Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Comprar um carro com Bitcoin é possível?

A Bitcoin, assim como outras inúmeras cryptomoedas, está em alta e só parece crescer dia após dia. O governo Coreano do Sul, sabendo disso, divulgou, recentemente, várias medidas para regulamentar o seu uso. Saiba mais sobre essa moeda e como utilizá-la.

Publicado por Doutor Multas
há 6 anos

Foi multado? Quer recorrer? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o especialista direto no WhatsApp!

O que para muitos parecia tendência, que iria passar em algumas semanas, para outros tornou-se um estilo de vida. A compra e venda de Bitcoins são, hoje, um mercado tão grande quanto qualquer bolsa de valores. Não é à toa que as indústrias cada vez mais aceitam a moeda como pagamento, tanto para compras de casas e carros quanto para jogos online. A moeda tem uma flutuação muito alta, que resulta em perdas catastróficas do dia para a noite, assim como ganhos inimagináveis.

Essa novidade já é vista no Brasil, onde existe um verdadeiro mercado em torno dessa cryptomoeda. Há cursos oferecidos para leigos sobre como investir em Bitcoins, grupos de venda online, como o Mercado Livre, em que vendedores oferecem seus produtos em troca de centavos ou até mesmo unidades inteiras de Bitcoin. O mercado dessa moeda é vivo e cresce dia após dia.

Entretanto, a moeda, por ser nova no mundo, chama a atenção de inúmeros economistas e estudiosos a respeito das consequências de tal fenômeno. No momento, a compra de itens por meio de Bitcoins no Brasil se restringe ao “mercado de segunda mão”, não sendo possível efetuar tais trocas diretamente com estabelecimentos e pessoas jurídicas. No entanto, tal possibilidade é cada vez mais palpável quando se dá uma olhada no mercado atual.

Que tal falarmos sobre alguns aspectos a respeito das compras com Bitcoins? Vamos lá!

· NOVIDADE: a moeda é recente no mercado. Em 2018, saiu uma das primeiras publicações governamentais a respeito dela, falando sobre lavagem de dinheiro e proibição ao anonimato. A novidade é que essa moeda traz chances de grandes lucros, o que nos faz imaginar que iremos ver cada vez mais indústrias utilizando como moeda de troca.

· RENTABILIDADE: a rentabilidade da moeda já foi falada acima, mas precisa ser citada mais uma vez, já que as ondulações ocorrem praticamente a cada hora. É possível ver a moeda cair 450% em um dia, subir 780% em outro e por aí vai. Para investimentos, é uma moeda deveras promissora, mas alguns críticos dizem que, assim como a bolha do mercado imobiliário dos EUA de 2003, o Bitcoin ameaça estourar em breve.

· AUTONOMIA: o mercado financeiro costuma depender diretamente dos países que estão por trás de cada moeda. Podemos perceber isso porque, por exemplo, países que passam por crises políticas acabam recebendo menos investimento estrangeiro, consequentemente, suas moedas acabam caindo. Isso não acontece com o Bitcoin ou outras criptomoedas, pois são apátridas, não sofrendo valorização ou desvalorização frente aos desdobrares políticos.

Falamos do Bitcoin com frequência por ser o mais famoso representante das cryptomoedas, mas existem muitas outras, como Ethereum, Cardano, Stellar. O foco de nosso artigo é o Bitcoin, já que é a moeda mais promissora e que, a cada dia, promete se tornar uma substituta do Dólar quando se fala de aceitação em escala mundial. Veja, abaixo, alguns itens que podem ser adquiridos com Bitcoins em território brasileiro.

· ESTADIA: existem algumas pousadas e hotéis que aceitam a moeda como pagamento pela estadia em suas acomodações, como a Pousada Kyrios, em São Paulo, e o Caracol Hostel, em Florianópolis. Como a moeda é deveras valorizada, o pagamento costuma ser em centavos de Bitcoin.

· REVISTAS: a Superinteressante, uma das revistas jovens do Brasil, já aceita Bitcoins como pagamento pelas suas edições publicadas.

· MENSALIDADES EM UNIVERSIDADES: mais conhecida no exterior do que no Brasil, o pagamento de mensalidade de Universidades já é visto em alguns países e começa a ser aceito aqui.

· CARROS: visto com frequência no Mercado Livre, a venda de automóveis já é conhecida, pelos possuintes de Bitcoins, em sites de venda e revenda informais. As concessionárias ainda não o fazem por falta de legislação brasileira nesse âmbito.

· ITENS DO MERCADO LIVRE: uma miscelânea de itens é vendida no Mercado Livre usando como preço alguns centavos de Bitcoin.

Observado o rumo que a cryptomoeda está tomando no Brasil, seria interessante tomar por inspiração o caminho percorrido pelo governo da Coréia do Sul, que publicou oficialmente 2 guias sobre a regulação das Cryptomoedas. Além disso, proibiu a troca de ativos em posição de anonimato, protegendo a economia do país e do mundo da lavagem de dinheiro.

Essas medidas são possíveis a partir de uma parceria feita com os bancos do país. Tal negociação foi feita por Kim Yong-bum, Vice Presidente do FSC (Comissão de Serviços Financeiros). As medidas principais que poderiam ser aplicadas no Brasil a fim de tornar a moeda mais aceita pelo mercado e, consequentemente, mais populares e interessantes foram:

· aplicação do sistema de Nome Verdadeiro, evitando o uso de contas anônimas que preocupavam governantes e bancos frente à lavagem de dinheiro e à estabilidade financeira;

· criação do AML, sistema que abre portas para o reporte de transações suspeitas, ou seja, se a transação for maior do que 10 Milhões de KRW por dia, ou 20 Milhões em menos de 7 dias, o banco tem permissão de bloquear as transações.

Percebe-se, então, que, junto com a possibilidade de efetuar cada vez mais compras com o Bitcoin e outras moedas virtuais, os governos começam a se proteger das possibilidades abertas, criando uma legislação mais forte contra qualquer tipo de infração que ponha em risco a própria economia.

Na sua opinião, a Bitcoin é uma moeda interessante para investimento? Você acredita que ela tende a sempre ser valorizada ou que é uma bolha econômica prestes a estourar? Fale mais sobre o que você acha nos comentários!

Abraços e até mais!

Foi multado? Quer recorrer? Clique aqui e faça uma consulta gratuita com o especialista direto no WhatsApp!

Fontes:

https://br.sputniknews.com/economia/2018012010324923-bitcoin-lista-10-criptomoedas-moedas-virtuais/

http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/3069759/coisas-que-voce-pode-comprar-com-bitcoins

http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2013/12/americano-compra-carro-no-valor-de-us-103-mil-com-bitcoin.html

  • Publicações280
  • Seguidores721
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3898
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comprar-um-carro-com-bitcoin-e-possivel/544085673

Informações relacionadas

Edna Mazon, Advogado
Artigoshá 3 anos

O contrato não foi cumprido. E agora?

Doutor Multas, Bacharel em Direito
Notíciashá 6 anos

Os tipos mais comuns de multas injustas e como recorrer

Doutor Multas, Bacharel em Direito
Notíciashá 6 anos

Motoristas de Aplicativos em São Paulo Devem Atender a Novas Exigências

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

As 50 teses defensivas que todo advogado criminalista deve conhecer

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Quais são as teses defensivas possíveis no processo penal?

13 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A favor do bitcoin contar o monopólio corrupto e ineficiente do governo e de suas instituições. continuar lendo

O Bitcoin é uma alternativa aos que prezam pela liberdade de cada indivíduo, de forma econômica.
A tendência é que essa "febre" só aumente. continuar lendo

Parabéns pelo artigo. Seguem algumas correções:

"A Bitcoin, assim como outras inúmeras cryptomoedas, está em alta e só parece crescer dia após dia".

Está em alta? Em que planeta? Até pensei que este post era de semans atrás, mas não, é de ontém...

Outro ponto, não é A bitcoin e sim O. Por acaso nós chamamos A moeda Real de A Real ou O Real?

O autor não está no timing certo... fora isso, o conteúdo do post é bem interessante e mostra como essa tecnologia está cada vez mais ligada ao nosso futuro/presente. continuar lendo

Fiz o texto há algum tempo realmente, Bruno. Infelizmente a moeda desvalorizou bastante ultimamente.
Felizmente o resto do texto ainda é válido nos dias atuais. continuar lendo

O artigo tá bem bacana. Parabéns!! Queria indicar apenas uma pequena correção, mas apenas um detalhe técnico que talvez não faça tanta diferença: RENDIMENTO. Tecnicamente, o Bitcoin, ou qlq outra crypto, não possui rendimento (a não ser algum token, e olhe lá). Ela possui VALORIZAÇÃO. É diferente. Rendimento implica que o detentor de Bitcoin possui um "passivo" que lhe aufere algum juro ou rentabilidade. Enquanto que o Bitcoin é o próprio ativo, e não gera rendimento algum. Ele pode valorizar, ou não, ao longo do tempo.

Ademais, quanto as perguntas:
1- Bitcoin é uma oportunidade de investimento, possui uma alta potencialidade de multiplicação, e principalmente é fácil e acessível para qualquer um. Você não precisa abrir conta em banco, corretora, declarar IR, ter um MBA, etc. Basta ter um celular, baixar uma wallet e pronto. Trocar moedas é prático e eficiente.
2- É ingenuidade acreditar que o Bitcoin vai valorizar para sempre. Valorização, aumento de preço, só vai existir enquanto houver uma força compradora maior que a vendedora. Mas que o bitcoin ainda tem MUUUUUUUITO espaço para crescer, isso tem. Não só ele como algumas das principais cryptos do mercado. Cada uma em seu nicho. Quanto a ser bolha, eu tenho mais nem paciência pra responder a isso. Vale mais nem a pena kkkkk continuar lendo

Peço perdão por alguma falha no texto. Gosto muito do assunto, mas ainda não domino 100%. Muito obrigado pelas dicas.

Com certeza, nenhuma moeda pode valorizar eternamente, não me expressei muito bem.
Mas uma coisa é certa: o Bitcoin tende a se tornar uma moeda ainda mais relevante, pela facilidade em adquiri-lo sem taxas. continuar lendo

Sé que puede interesarle saber que ahora puede ganar más de 10 veces más bitcoins y dinero en su billetera de bitcoins sin enviar su dinero a nadie. Pregúnteme cómo? Correo electrónico: livetrading3602@gmail.com WhatsApp: +13045044292 continuar lendo