jusbrasil.com.br
18 de Outubro de 2019

Você está pronto para a prova teórica de habilitação? Faça agora mesmo o Simulado DETRAN e teste seus conhecimentos

O processo da primeira habilitação inclui uma série de etapas e procedimentos a serem realizados pelo candidato, nos quais ele deve ser aprovado para que possa prosseguir e tornar-se um condutor habilitado.

Doutor Multas, Escritor de Não Ficção
Publicado por Doutor Multas
há 2 anos

Além dos exames iniciais, físico e psicológico, há duas provas que o candidato deve realizar após aulas instrutivas sobre assuntos diversos relacionados ao trânsito.

Como em demais contextos, apenas o fato de precisar passar por uma situação avaliativa já traz insegurança para muitas pessoas.

Além disso, o fato de a realização da prova envolver gastos gera certa pressão nos candidatos.

Nas seções seguintes, vou lhe explicar um pouco sobre o processo para obter a 1ª habilitação e falarei com mais profundidade sobre a etapa teórica – o curso e a prova.

Por fim, trarei um Simulado DETRAN feito especialmente para você testar seus conhecimentos antes de realizar a prova e, portanto, saber se já está preparado de fato.

Processo de 1ª habilitação

O processo de habilitação de novos condutores, de acordo com o art. 147 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), demanda a realização de exames e provas.

Para especificar os passos e detalhar o processo de habilitação, o Código atribui a responsabilidade de emitir resoluções ao CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

O órgão, por meio da Resolução CONTRAN nº 168, de 14 de dezembro de 2004, traz a descrição dos requisitos exigidos do candidato para que possa conseguir a sua habilitação e dos passos a serem seguidos para que ele o faça.

De acordo com o art. 2º da resolução, o candidato deve ser penalmente imputável, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

No art. 3º, a norma enumera os procedimentos pelos quais o candidato deve passar, que são os seguintes:

I – Avaliação psicológica, também conhecido como “Teste Psicotécnico”;

II – Exame de aptidão física e mental;

III – Exame escrito abordando conteúdo visto nas aulas do Curso de Formação para Condutor;

IV – Exame de Direção Veicular feito na via pública.

Eles são interdependentes e a etapa seguinte só pode ser realizada mediante aprovação na anterior. Por exemplo, o futuro condutor só poderá iniciar o curso teórico após aprovação na avaliação psicológica e no exame de aptidão.

Quando aprovado em todas as etapas, o condutor passará 12 meses em posse da sua Permissão Para Dirigir (PPD), com a qual não poderá cometer infração grave ou gravíssima ou reincidir em infração média.

Depois, como em um período de experiência, não tendo cometido infração que o impeça, ele solicitará a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito).

Periodicamente, no entanto, será necessário passar novamente pelo Exame de Aptidão Física e Mental. A cada 5 anos, será necessário fazê-lo para renovar a carteira e, após os 65 anos, a cada 3 anos.

Curso teórico e prova

Falando com mais profundidade sobre o Curso de Formação para Condutor, lhe explicarei agora os conteúdos abordados no curso e como funciona o exame escrito.

A Resolução CONTRAN nº 168/04 estabelece que devem ser abordados 5 conteúdos básicos no cronograma de formação do candidato. São eles:

I – Legislação de Trânsito

II – Direção Defensiva

III – Noções de Primeiros Socorros

IV – Noções de Proteção ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito

V – Noções sobre Funcionamento do Veículo

Sua carga horária total é de 45 horas/aula, divididas de forma proporcional à importância e à extensão do conteúdo.

A divisão é feita da seguinte maneira: 18 horas/aula sobre Legislação de Trânsito, 16 horas/aula sobre Direção Defensiva, 4 horas/aula sobre Primeiros Socorros, 4 horas/aula sobre Meio Ambiente e Convívio e, por fim, 3 horas/aula sobre Funcionamento do Veículo.

As aulas têm frequência obrigatória, ou seja, é necessário comparecer a todos os encontros para que você possa realizar o Exame Escrito.

Após cumprir a frequência no curso, o Exame Escrito será marcado e você deverá comparecer no local e no horário fixados. Caso você não conheça o lugar exato, sugiro que o procure alguns dias antes para evitar atrasos.

Para ser aprovado, é preciso que o candidato acerte 70% do total de 30 questões do exame, ou seja, 21 respostas certas são suficientes para lhe levar à próxima etapa.

As questões não costumam ser extensas e testam seus conhecimentos sobre como agir no trânsito, conhecimento da sinalização, respeito às leis, o que fazer em caso de acidente, etc.

Haverá 4 ou 5 alternativas, dependendo do DETRAN que tiver preparado o Exame, e você deverá selecionar apenas uma delas, considerando as informações dos enunciados.

Ler com atenção os enunciados e as alternativas aumenta suas chances de acerto e evita descuidos ao responder.

Quando feita a divulgação dos resultados, caso tenha sido aprovado, você já poderá marcar suas aulas práticas junto ao Centro de Formação de Condutores (CFC) escolhido para dar continuidade ao processo.

Simulado DETRAN – Doutor Multas

Testar-se para situações reais faz com que você fique mais seguro de seus conhecimentos e de sua capacidade de fazer a prova da melhor forma, e eu quero lhe ajudar nessa missão.

O Simulado DETRAN que o Doutor Multas preparou será útil para que você teste seus conhecimentos e possa focar seus estudos nos conteúdos em que perceber ter mais dificuldade.

Além disso, ao conhecer a prova e tentar resolvê-la no tempo disponível, você saberá se sua preparação está completa e se já pode dar o próximo passo rumo à PPD e, por consequência, à CNH.

O Simulado traz questões de exames reais, algumas com adaptações à plataforma que utilizamos, para que você possa treinar, ir mais tranquilo no dia da avaliação real e ser aprovado de primeira.

Para fazê-lo, basta clicar aqui.

Seu resultado ficará disponível ao final e você poderá visualizar um relatório para saber quais questões errou e as respostas certas para cada uma elas.

Fez o Simulado DETRAN – Doutor Multas? O que você achou? Teve um bom resultado? Deixe o seu comentário abaixo!

Fontes:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503.htm

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_168_04_COMPILADA.pdf

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)